Skip to content

Sobre

Sou formado em Educação Física, e desde cedo me interessei em exercício físico no contexto da saúde (ou exercício na saúde e na doença). Tive colegas, professores, e orientadores exemplares, os quais foram, muitos ainda são, essenciais na minha formação como pessoa e pesquisador. Meus interesses acadêmicos durante o mestrado e doutorado se basearam em fisiopatologia do exercício físico, e no pós-doutorado expandi minha atuação em métodos de síntese de evidência. Tais ênfases hoje contribuem para minha linha de pesquisa, a qual abrange dois domínios:
(1) intervenções de atividade física em indivíduos em risco de saúde ou acometidos por doenças (geralmente, doenças crônicas), através da realização de estudos primários (ensaios clínicos) ou revisões sistemáticas;
(2) meta-pesquisa em ciências do exercício, o que foi iniciado através da observação de práticas inconsistentes ou não-recomendadas na minha área de atuação, incluindo diversas práticas inadequadas em manuscritos de minha autoria.

Na graduação, sou professor do Bacharelado em Saúde Coletiva (UFRGS) e leciono: (i) vigilância epidemiológica, (ii) metodologia da pesquisa e bioestatística, e (iii) saúde do idoso. Na pós-graduação, desde 2013, sou orientador permanente do Programa de Pós-Graduação em Cardiologia e Ciências Cardiovasculares/UFRGS e, mais recentemente (desde 2017), do PPG Saúde Coletiva/UFRGS.

Me envolvo ativamente nos projetos e com as pessoas com quem trabalho. Oriento estudantes e supervisiono postdocs com foco em excelência técnica/metodológica e formação da carreira docente. Para isso, promovo continuamente uma postura científica e ética, pois é isso que deve estar primariamente refletido em nossa pesquisa.

CV Lattes

Twitter