Skip to content

V BRISPE

O BRISPE (Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics) ocorre a cada 2-3 anos e em Outubro/2018 o evento foi sediado na PUC-RS, em Porto Alegre. O tema abordado foi  Integridade da Pesquisa e Confiabilidade do Registro de Pesquisa: O Papel dos Programas de Pós-Graduação. A principal sessão que discutiu este tema foi o Painel 1 (Fórum de PPGs), onde representantes de diferentes agentes envolvidos (CNPq, CAPES, FAPERGS, etc) fizeram suas exposições. Especialmente sobre estas três agências de pesquisa/fomento, ficou aparente que o Brasil e o Rio Grande do Sul ainda precisam avançar em códigos de conduta e política de integridade para pesquisa. Eu esperava algo mais relacionado com práticas para integridade, mas a discussão ainda não é aprofundada.

Algo bastante discutido ao longo do encontro foi os indicadores medir/ranquear  pesquisadores e instituições, há deliberado reconhecimento que os indicadores de quantidade (volume) de produção devem ser repensados e/ou substituídos. Há quem proponha “índice H”, que – em minha opinião – também pode ser um indicador com frágil relação com qualidade metodológica, ética, e integridade.

Deixo duas sugestões para eventos com estas temáticas:

  1. O evento disponibiliza os slides das versões anteriores (veja no site) e isto deve se repetir no V BRISPE. Porém, sugiro que palestrantes já indiquem um link de compartilhamento de slides, ou sejam instruídos/as para isto. Creio que o acesso às informações seria bastante aumentado.
  2. Percebi que havia administradores/técnicos que trabalhavam no âmbito da pesquisa, o que já é excelente. Mas o evento deve ir além deve buscar incluir participantes de pesquisa nos seus painéis de discussão.

Em geral, o evento estava muito bom, eu iria novamente, e espero comparecer novamente em 2021.

Até lá!

> Na foto, nosso time do LaFiEx que compareceu no evento:
Nórton, Lucinéia, Angélica, Cíntia, Patrícia, Larissa, me, Lucas Porto

Published ineventosintegridade

Be First to Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *