Skip to content

Equipe

Se você é um potencial estudante de pós-graduação ou pós-doutorando com interesse em estudos de intervenção, síntese de evidências, e meta-pesquisa, sinta-se à vontade para me contatar: daniel.umpierre@ufrgs.br

Grupo de pesquisa

Angelica Trevisan De Nardi – aluna de doutorado
Formada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com especialização em Reabilitação Físico-Motora na Área Hospitalar e mestrado em Reabilitação Funcional pela UFSM. Atualmente,  estudante de doutorado no Programa de Pós Graduação em Cardiologia e Ciências Cardiovasculares da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando em atividades  vinculadas aos projetos de intervenções de atividade física em populações especiais, especialmente hipertensos  e diabéticos, e com revisões sistemáticas e metanálises de intervenções de exercício físico.

Cíntia Ehlers Botton – Pós-doutoranda
Formada em Educação Física (UFRGS), Doutora em Ciências do Movimento Humano (UFRGS) e  Pós-doutoranda pelo Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde (HCPA/UFRGS). Atualmente trabalha em (1) intervenções de atividade física em grupos especiais, especialmente em hipertensão arterial e diabetes, e (2) revisões sistemática e metanálise de intervenções de exercício físico.

Fernando Dourado – aluno de mestrado
Formado em Educação Física (UFRGS), Especialista em Fisiologia do Exercício (UFRGS), estudante de de  mestrado PPG cardiologia (UFRGS), professor da SMDSE – Poa. Atualmente gerencia o estudo Saúde-POA e trabalha com intervenções de exercício e  atividade física especialmente com o público idoso .

Laura Millán Vasques – aluna de mestrado
Laura Milán Vasques – Formada em Educação Física (UFRGS), estudante de mestrado no PPGCol. Atualmente trabalha em intervenções de atividade física em grupos especiais, especificamente em hipertensão arterial e atuação na área de saúde pública.

Larissa Xavier – Supervisora de intervenções
Formada em Educação Física (Bacharelado – UFRGS); Especialista em Treinamento Neuromuscular (UFRGS); Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS);  Bolsista pelo IATS – HCPA. Atualmente tenho trabalhado em (1) intervenção com idosos hipertensos, (2) realizando coletas de programa de treinamento físico para mulheres em tratamento do câncer de mama e (3) produção de artigos relativos ao mestrado.

Leandro dos Santos – Pós-doutorando
Formado em Educação Física  Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialista em atividade física, desempenho físico e saúde (UFSM). Realizou mestrado pela Universidade Federal de Pelotas (RS) e doutorado pela Universidade Estadual de Londrina (PR). Como pesquisador em nível de pós-doutorado em Saúde Coletiva, está envolvido nos estudos HAEL, EDDIE e Saúde-POA.

Lucas Helal – aluno de doutorado
Bacharel em Ciências do Movimento Humano (UNISUL), Estudante de Doutorado no PPG Cardiologia (UFRGS). Atualmente trabalha com: a) meta-pesquisa, especialmente com a análise de qualidade de relato e métodos em delineamentos experimentais na área biomédica e de exercício físico; b) síntese de evidência, com foco em revisões sistemáticas e meta-análises em exercício físico; c) e, finalmente, na condução de ensaios clínicos randomizados de exercício físico em diabetes tipo 2 e hipertensão arterial sistêmica.

Lucas Porto Santos – aluno de doutorado
Formado em Educação Física (UFRGS), Especialista em Treinamento para Populações Especiais (ICFUC); Mestre em Ciências Cardiovasculares (UFRGS).  Atualmente trabalha em (1) intervenção com idosos hipertensos, (2) síntese de evidência, com foco em revisões sistemáticas e meta-análises em exercício físico.

Lucinéia Pfeifer – aluna de doutorado
Formada em Fisioterapia (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, São Luiz Gonzaga/RS), Mestrado em Ciências do Movimento Humano (ESEFID/UFRGS), estudante de doutorado no PPG Cardiologia (UFRGS). Atualmente trabalha em (1) intervenções de atividade física em grupos especiais, especialmente em hipertensão arterial e diabetes, e (2) revisões sistemática e metanálise de intervenções de exercício físico.

Nórton Luís Oliveira – Pós-doutorando
Formado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizou mestrado e doutorado em Atividade Física e Saúde pela Universidade do Porto – Portugal. Como pesquisador em nível de pós-doutorado no  Hospital de Clínicas de Porto Alegre, atualmente está envolvido nos estudos HAEL, EDDIE e Saúde-POA e (2) em revisões sistemáticas e overviews de estudos relacionados a exercício.

 

Estudantes formados

Karlyse Claudino Belli, PhD

Paula Figueiredo Silva, PhD

Michel Arias Brentano, PhD

Marta Brod, MSc